Chegou o GameNews!: Street Fighter IV!

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STREET FIGHTER IV

 Quando um jogo que faz sucesso nos consoles é anunciado para uma nova plataforma, sempre há o receio de que algo acabe dando errado no meio do processo. No caso de Super Street Fighter IV 3D Edition, a transposição ainda foi realizada para um portátil com menos botões do que os necessários para acessar todos os comandos do game original.

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A Capcom, contudo, conseguiu fazer com que os Hadokens e Tatsumakis conseguissem ser realizados tão facilmente como nos consoles de mesa ou nos PCs. Para isso, a companhia aproveitou a tela sensível ao toque do 3DS para adicionar quatro slotsnos quais se pode salvar atalhos para alguns comandos.

Além disso, todo o conteúdo de Super Street Fighter IV está disponível. Estão lá todos os personagens, cenários e modos (inclusive os trials, em que é possível aprender os combos de cada lutador) encontrados nas outras versões, assim como duas séries de roupas alternativas, disponíveis apenas por DLC nos consoles.

A companhia procurou também utilizar funções do 3DS no jogo. Assim, além da aplicação de efeitos tridimensionais nos gráficos do game, há também um modo que utiliza o Streetpass. Isso é uma prova de que a Capcom buscou adicionar novos recursos à antiga experiência

Atalhos da felicidade

APROVADO

Adaptar a jogabilidade, um elemento essencial para qualquer jogo de luta, foi o grande desafio encontrado pela Capcom ao desenvolver 3D Edition. A princípio, o portátil possui botões suficientes para acomodar os ataques básicos, como todas as variações de socos e chutes

 

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Desse modo, o modo Arcade não teve nada cortado. Está tudo lá: animações de transição, diálogos, estágios bônus, encontros com os rivais e os mesmos finais. Há também duas séries de roupas alternativas para os personagens, fazendo a alegria de quem sempre quis jogar com a Cammy com os trajes de Bison ou com um Zangief robótico.

Img_normalHá também os desafios que incluem os famosos trials, feitos para que os jogadores possam aprender a utilizar o potencial de todos os personagens. Assim, é possível aprender com o próprio game a alcançar o máximo desenvolvimento com o seu lutador favorito (ou todos que você conseguir).

Por fim, para quem se cansar de enfrentar sempre o computador, há também um modo online também. Não é difícil encontrar oponentes e a conexão permanece estável em todos os momentos (é claro que isso depende da qualidade da conexão utilizada).

Assim, com todos os modos de jogo presentes na versão original, Super Street Fighter IV 3D Edition consegue conquistar qualquer um que deseja carregar a experiência do game original para todos os lugares.

Reprovado. 

É para aprender, não para apelar

Um dos pontos fortes do título da Capcom é justamente o fato de os jogadores poderem customizar os controles de cada um dos personagens. No entanto, os trials, criados para que todos possam aprender a efetuar as combinações de ataques, podem ser resolvidos com os atalhos da tela sensível ao toque.

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Com a escolha da empresa de permitir que os desafios sejam resolvidos dessa maneira, o incentivo ao jogador que desejar aprender a realizar os ataques especiais com os botões comuns é simplesmente retirado.

Slides em três dimensões

Quando o Dynamic View está ligado, é comum que a framerate do game caia constantemente. Uma pena, pois a nova visualização é atraente e consegue ser muito interessante. Contudo, a frequência desse tipo de ocorrência faz com que o diferencial desta versão do jogo seja logo esquecido.

Cenários profundos... E estáticos

É claro que em um jogo de luta o foco permanece sobre os personagens, afinal, as pessoas estão muito mais interessadas nos movimentos do seu adversário do que no avião que chega ao fundo.

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Ainda assim, não dá para negar do charme de alguns estágios de Super Street Fighter IV, como o ambientado na savana africana, em que animais selvagens quase invadem o ringue. Embora todos os cenários estejam disponíveis no game, o dinamismo deles não está mais presente. Isso não chega a afetar o jogo, mas quem conhece a versão original nota a diferença. 

 

 

Vale a pena?

 

É possível que a polêmica decisão da Capcom de adicionar atalhos na tela de baixo do 3DS faça com que jogadores mais experientes chiem, no entanto a mudança foi fundamental para que a transposição da jogabilidade de Super Street Fighter IV fosse feita da melhor maneira para o portátil da Nintendo.

 

Além disso, o jogo não força em nenhum momento que ninguém utilize os atalhos, assim como também permite que os adversários enfrentados no modo online sejam filtrados de acordo com o tipo de controle utilizado.

 

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O mesmo acontece com o novo modelo de visão proporcionado pela Dynamic View. Quem se interessar pela nova câmera pode habilitá-la quando quiser ou então mantê-la desligada sempre.

 

Assim, Super Street Fighter IV 3D Edition consegue a proeza de reproduzir em um portátil a experiência de um jogo de luta feito para consoles sem perdas significativas. Pelo contrário, o que ocorre é a adição de conteúdo. Além disso, o game permite que a experiência de Street Fighter possa ser levada para todos os lugares.

 

Desse modo, este jogo é uma aquisição fundamental para todos os donos do portátil da Nintendo que sejam minimamente interessados no gênero de luta. Para quem possui a versão dos consoles, contudo, a compra só vale se o jogador estiver interessado na possibilidade de disputar uma partida entre Ryu e Ken onde quiser.

 

 

Capcom vs StreetFighter AvatarsCapcom vs StreetFighter Avatars

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


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